quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Horta em casa

As melhores dicas para fazer sua própria horta.

  

  Oláaa, hoje venho com uma super dica de como fazer uma horta em casa. Como vou me mudar estou planejando fazer uma hortinha, isso mesmo uma hortinha, pois a casa é muito pequenininha, então vamos começar.


  O primeiro passo escolher o local e vê que tipos de vegetais e temperos podem ser cultivado naquele espaço.

  O segundo passo escolher quais vegetais e temperinhos vc vai querer (sempre plante o que vc consome, não invente de plantar coisas que vc não usa. Com certeza irá gerar uma dor de cabeça mais tarde). 

  O terceiro passo comprar ou achar potes, vasos, etc. que caibam os escolhidos, preste bem atenção em cada vegetal existe um tamanho minimo para que ele vingue, se não será tempo perdido.

 

No mesmo vaso, você pode plantar outras espécies, desde que as características delas sejam parecidas. Também é importante observar a distância entre elas. Veja abaixo algumas idéias de agrupamento.




  Dentro de casa o ideal é que seja em vasos, escolha sempre com furos e tamanho proporcional a especie escolhida.


Se a sua planta não está nesta lista, deixe nos comentários que terei enorme prazer em responder! 


Dicas:
  • Se o seu terreno é muito argiloso, acrescente areia junto com o adubo, para ele ficar mais permeável à água.
  • A irrigação é fundamental para um bom crescimento. O sistema por gotejamento é o ideal.
  • Você pode colocar palha nos sulcos para evitar o crescimento de ervas-daninhas.
  • 70% do sucesso da horta deve-se ao preparo do solo. Em canteiros, caixas ou vasos, a terra precisa ter uma adubação equilibrada. Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia. o canteiro não pode ter pedras e o solo deve estar bem fofo para que as pequenas raízes encontrem caminho livre para crescer.

 Faça seu próprio fertilizante:

01 - Casca de banana, isso mesmo, as cascas de banana ao invés de ir para o lixo podem ser o ingrediente principal para se fazer um excelente fertilizante natural. É bem simples. As cascas deverão ser cortadas em pequenos cubinhos e depois disso mais nada. Basta colocá-los próximos as suas plantas, que estejam na horta ou também as plantadas em vasos. A casca dá banana tem muito potássio e fósforo e ambas vitaminas são importantes para o crescimento de plantas fortes e saudáveis.

02 - Nada de jogar as cascas dos legumes fora. Junte cascas de abóbora, batata, chuchu e cenoura e faça um excelente fertilizante. Sempre pegando-as e cortando em cubos e depois colocando tanto na terra na hora quanto nos vasos.

03 - Você vai precisar de uma lata bem grande e que no seu quintal tem espaço para enterrá-la. Um terço dela deverá ficar embaixo da terra, bem no lugar que será adubado, e atenção, enterre de cabeça para baixo.
  • Com o fundo do latão virado para cima, você deverá fazer um pequeno buraco, que seja suficiente para passar restos de comida. E nele você irá jogar, cascas e restos de frutas, cascas de legumes, pó de café, casca de ovo, entre outras coisas. E mais, folhas secas e verdes. Depois de colocar tudo isso, tampe o buraco e esqueça essa lata por 3 meses.
  • Quando você retirar a lata o resultado será um material que será muito parecido com terra preta e não terá nenhum odor. E o melhor, você terá um fertilizante natural muito rico em nutrientes
  • Você pode plantar o que quiser naquela terra ou remover o fertilizante e usar em vasos ou em outra parte. E pode repetir o processo enterrando o latão em um outro lugar do seu quintal ou jardim.
Dica de irrigação:




Aqui vai algumas imagens para inspirar seu cantinho, achadas no google.















Espero que tenham gostado, se tiver alguma dúvida deixe nos comentário!
Breve post sobre plantar frutas em casa. 



Fontes referenciais:
http://blog.sotao.com.br/index.php/salada-em-casa-como-fazer-uma-horta-em-casa-ou-no-apartamento/
https://www.humanosphere.info/2015/08/brillant-un-double-seau-special-pour-faire-pousser-les-pommes-de-terre/
http://gardeningdaily.org/como-plantar-cenoura-em-vaso/
http://www.imujer.com/hogar/6985/15-objetos-que-vas-a-querer-tener-en-tu-hogar

Nenhum comentário:

Postar um comentário